FASHION JEWELRY - UM ACESSÓRIO SOFISTICADO
Que todas as mulheres adoram bijuterias todo mundo sabe.
Então, porque nem toda bijuteria vende tanto quanto outras?
E, porque alguns designers de bijuterias conseguem
se destacar e outros nem tanto se, afinal, tudo é bijuteria?
Talento? Habilidade comercial? Nem sempre!
Assim como a arte do ourives e do autor de joias, que transforma o metal precioso e a pedra preciosa em obras de arte, usando técnicas milenares ou técnicas pessoais desenvolvidas com a experiência, agregando à joia, além do valor material o valor de sua criação, quero destacar neste artigo a arte de designers que transformam materiais de menor valor físico em acessórios pessoais sofisticados, cheios de glamour, vivendo um momento contemporâneo onde a criatividade se destaca e ganha, a cada dia, mais adeptos e consumidores.
Da mesma maneira que uma joia demonstra status social, poder financeiro e bom gosto, os adornos sofisticados incluídos na classificação de bijuteria demonstram a identidade, a criatividade e o bom gosto de quem as produz e as usa.
Pelo que tenho vivido e visto nas passarelas de moda, nos shoppings e nas ruas, estamos vivendo um momento mágico em termos de mercado (deixando de lado nossos problemas políticos e econômicos). Seja a joia, a semi-joia, a bijuteria, como o acessório pessoal sofisticado, todos tem seu público, seus fãs e seus consumidores.
Não há mais preconceitos ou distinções. Usa quem quer, compra quem pode e consome quem se identifica. É assim que eu vejo o mercado de joias ou de adorno pessoais.
Independente da classificação de mercado que qualquer produto possa ter, o importante é saber se existe consumidor para ele. Se esse consumidor está satisfeito com o produto e se pretende consumir mais desse produto. Isso é mercado.
O aspecto mais interessante dessa observação é que as consumidoras ou consumidores não querem mais usar uma coisa que imita outra. Elas querem é se destacar e mostrar sua verdadeira identidade, tendo orgulho do que são e fazendo questão de mostrar isso.
Todo tipo de produto tem seu consumidor, desde que ele tenha identidade e atenda as necessidades e valores desse público consumidor, independente do material do qual ele é feito.
Com essa visão muito particular do mercado, isto é, o que eu penso, quero mostrar para você o que, na minha opinião, está destacando o trabalho desses designers audaciosos e competentes.
Um exemplo da dinâmica internacional das semi-joias ou bijuterias é o termo “fashion jewelry”. Esse termo sim, traduz o conceito atual: joia de moda. Mas, como se chega lá? Principalmente quem está começando?
Produzir um adorno pessoal é coisa fácil e muito simples. Até um pedaço de couro torcido pode se transformar em um adorno interessante. No entanto, se esse couro torcido for idealizado com estilo e técnica pode se transformar em uma Fashion Jewelry.
Como chegar lá?
Este artigo não é um manual de sobrevivência para quem produz bijuterias. Nem de longe pretendo ensinar como fazer peças que vendem, pois isso depende de muitos outros fatores. A minha proposta é mostrar à você características de mercado, de observação e de conhecimentos que podem agregar valor ao seu trabalho e destacá-lo de outros.
Muita gente acredita que seu trabalho só será valorizado se na sua peça houver algumas gramas de ouro ou pedras preciosas. Isso é um engano! Mesmo uma joia de ouro, cheia de pedras preciosas, mas sem conceito, design ou técnica pode ser não ser valorizada.
Suponhamos que você produza bijuterias e as venda para suas amigas e amigos. Mas, você mesmo percebe que falta alguma coisa. Você entra na concorrência com outras pessoas que fazem a mesma coisa e precisa baixar o preço pois, caso contrário, elas não vendem.
Digamos que, mesmo assim, esse processo aumenta um pouco a sua renda. Ótimo, mas será que é só isso que você quer? Será que esse é o limite de sua capacidade? Será que você não pode ganhar muito mais e ter suas peças destacadas e desejadas? Aí está o centro da questão. Conhecimento, criatividade, dedicação e muita, mas muita pesquisa.
Os designers de joias mais experientes entendem bem esse processo. Muitas vezes é necessário meses de pesquisa e esboços para se chegar ao final de uma coleção que tenha um conceito bem definido, um design adequado ao conceito e uma execução primorosa que traduza facilmente a ideia do autor e conquiste o desejo do consumidor.
Francesca Romana Diana, uma das mais famosas designers de bijuteria e fashion jewelry do Brasil e do mundo, mostra em seu site os conceitos de suas coleções. Veja no box ao lado como a coleção “Pindorama” é apresentada no site da designer.
Conhecimentos das técnicas, muita e muita pesquisa, definição do conceito e, design adaptado ao conceito, é o caminho para transformar simples bijuterias em peças desejadas.
Do alicate à bancada
Tanto aqui no Brasil, como no resto mundo, o processo de montagem de joias, usando apenas algumas ferramentas, tem crescido muito. Tem gente fazendo sucesso, destacando suas criações e ganhando dinheiro com isso. No entanto, é necessário observar que a maioria dessas pessoas se fundamentam nos princípios básicos da fashion jewelry: Conceito - Design - Look e Moda.
Isso é mercado. Mas, fatalmente, essas pessoas, em algum momento de sua criação ou execução se sentiram limitadas. Sentiram a necessidade de mais conhecimentos para por no papel a ideia que tem na cabeça. Nesse momento, os conhecimentos sobre design de joias farão diferença. Formação nessa área pode definir o sucesso do produto.
Em outro momento a ideia é clara, o esboço bem definido, mas a execução quer um tratamento ou uma técnica mais apurada. Aí, a formação em técnicas de joalheria fará a diferença.
Assim como em qualquer profissão, o designer de joias ou de bijuteria precisa de formação, conhecimentos e técnica para criar e executar seu trabalho com facilidade e, obter com ele, os resultados comerciais que a criação demonstrou ser possível. Certamente, aqueles que dedicam seu tempo ao aprendizado adquirem know-how. Até a maneira como se pesquisa necessita de técnica.
Um exemplo bem definido de conhecimento, técnica e conceito está no trabalho de Beatriz Cominatto que você pode ver nas próximas páginas. Ela tem formação, se especializou e explorou uma técnica na qual se transformou em referência no Brasil. Esse é um caminho de sucesso. Mas, é necessário tempo e dedicação.
A força do design na manipulação dos materiais
Um bom exemplo da criatividade aplicada ao design, explorando o potencial do material, é o da artista plástica Beatriz Cominatto que se especializou na cerâmica plástica (polymer clay).
Para quem não conhece, a cerâmica plástica é uma massa de modelar extremamente versátil que permite criar peças com design e cores surpreendentes.
Com mais de 20 anos de experiência no uso da cerâmica plástica, Beatriz se especializou e desenvolveu muitas técnicas, algumas mostradas nas imagens desta página. É realmente incrível o que ela faz com o polymer clay.
Dá para ver que não há limites para o uso da cerâmica plástica. Isso permite a criação de peças únicas cheias de charme, como podemos ver nas peças criadas por Beatriz. Aqui está o conceito, que comentei sobre “Fashion Jewelry”. Beatriz tornou-se referência nacional quando o assunto é polymer clay. Ela também ministra cursos que ensinam as diferentes técnicas.
Beatriz também é autora do livro “Fazendo arte com Cerâmica Plástica”. É o primeiro livro em português sobre cerâmica plástica!
São 88 páginas, onde Beatriz apresenta 13 projetos completos, onde são empregadas quase 20 técnicas diferentes para a criação e execução de bijuterias até peças decorativas e utilitárias.
Entre outras coisas, encontram-se passo a passos ilustrados das seguintes técnicas:
- Millefiori: rocambole, xadrez, margarida, crisântemo, folha, orquídea e caleidoscópio.
– Skinner Blend (degradê)
– Inclusão
– Transferência de imagem (xerox P&B)
– Falsas superfícies: Couro, marfim e Paua Shell
– Aproveitamento de sobras: Marmorização, Fra i vetri, Espelhado, Moldagem e Douração.
São projetos que vão do básico ao avançado, passando pela teoria e combinação de cores, escolha da massa e seleção de outros materiais e ferramentas.
Tudo muito ilustrado e impresso em papel couchê, com inúmeras fotos e textos bastante explicativos, dicas e muito mais! O fascinante mundo da cerâmica plástica encanta porque é possível usá-la como hobby, profissão ou um negócio próprio. Não se esqueça! É importante conhecer a técnica, pesquisar mercado e desenvolver um estilo.
A peça à esquerda foi produzida com a técnica flocadinho, predominando massas em tons de branco, verde, laranja com efeitos pretos.
Finalizações em metal na cor prata e cordão de seda preto. Não é pintura, as cores são trabalhadas com as próprias tonalidades das massas.
A peça à direita acima foi produzida com a técnica Skinner Mokume com textura, predominando massas em tons de laranja, lilás, verde, branco e preto.
A peça à direita abaixo foi produzida com a técnica de inclusão de gemas de vidro, predominando massa em tom bege claro, com efeitos perolados, dourados e envelhecidos. Inclusão de duas gemas de vidro na cor âmbar escuro espelhado.Finalizações em metal na cor ouro velho e cordão de seda na cor capuccino.
A primeira peça abaixo foi produzida com a técnica Vagens Peroladas, predominando massa em tom de bronze, com aplicações metalizadas nas cores ouro, cobre e prata. Peça flexível, leve, que envolve bem o pescoço de maneira confortável.
A segunda peça foi produzida com a técnica Textura metalizada, predominando massas em tons de coral e creme com aplicações em dourado.
A terceira peça foi produzida com a técnica Tde Gel com tinta à óleo, predominando massa na cor verde perolado com nuances de pintura em amarelo, branco e dourado. Finalizações em metal na cor ouro velho e cordão de seda na cor capuccino.
Conceito e estilo
Conceito
Não importa se você é designer e autor de joias ou de bijuterias. Em algum momento do seu trabalho, sentirá a necessidade de produzir ou criar suas peças com conceito e estilo, pois verá que elas podem traduzir o verdadeiro desejo de seu público alvo. Aí entra o profissionalismo acompanhado de resultados.
Não tenho a pretensão de ensinar aqui como desenvolver conceito e estilo, mesmo porque são áreas que requerem estudo, mas pretendo abrir seus olhos para a grande necessidade desse item no processo de criação e execução de uma joia ou bijuteria. Pode-se definir estilo como o que dá coesão e significado à um objeto. Isso pode ser obtido através de uma linguagem visual traduzida pelo tema escolhido e pelo arranjo da imagem propriamente dita.
Muitas vezes, esse processo se dá de forma simples, como no caso da peça ao lado da designer Ann Marie.
A peça em destaque trata-se de um pingente em filigrana com estilo vintage, onde ela usou vidro como fundo. Ann é apaixonada por arte desde sua formação universitária. Segundo ela, seu amor pela arte e pintura à óleo a levaram para a paixão pelas técnicas manuais em vidro.
O pingente ao lado, intitulado “Árvore da vida” chama a atenção e desperta interesse, pois une o conceito, ao estilo e ao design. O azul em vidro completa o clima.
O loja de Ann Marie no Etsy, mostra claramente sua preocupação com conceito e estilo. www.etsy.com/shop/colorshoppestudio
Como você vê, Ann tem preocupação com o conceito e estilo em cada uma de suas peças. Se ela vende muito ou pouco é outra questão. Mas, seu caminho profissional está bem definido.
Esse processo de definição de conceito e estilo deve ser aplicado a qualquer peça, seja ela uma joia sofisticada ou uma peça simples de joalheria de moda (fashion jewelry).
Os materiais a serem usados também estão dirigidos ao público alvo do designer.A mesma peça intitulada “Árvore da vida” poderia ser produzida em ouro e pedras preciosas que teria seu conceito preservado, talvez apenas com alteração do estilo devido ao uso do metais preciosos e pedras preciosas, como podemos ver no pingente da Like Necklaces na imagem ao lado. Isso é que leva a consumidora a se interessar pela compra.
Com muito dinheiro para comprar a peça em ouro ou com menos dinheiro para uma bijuteria. Precisaríamos de centenas de páginas para mostrar detalhes sobre conceito e estilo, mas o exemplo da “Árvore da vida” mostra a importância do conceito. Essa peça poderia ter sido feita apenas com o uso de um alicate e fios de prata.
O conceito seria o mesmo. No entanto, o tipo de material usado e a qualidade da execução da peça poderiam interferir no estilo, mas com o mesmo conceito. Veja no exemplo ao lado. O conceito de “‘Árvore da vida” continua o mesmo, no entanto, a designer Salma Sitara usou a técnica de fios.
Já na imagem da Jewelry Boom podemos ver o mesmo conceito numa peça feita em ouro. Apesar do exemplo simples da “Árvore da vida”, espero ter sido claro com a ideia de conceito. Isso deve ser aplicado em todos os seus trabalhos. Uma peça com história tem outro nível de criação. Assim, não crie uma peça simplesmente porque acha ela bonitinha. Dê conceito à sua peça.
Em ouro e pedras preciosas, ou em prata e vidro, uma peça com conceito tem maior valor agregado. Parece fácil, mas não é! Criar peças com conceito requer pesquisa, muito trabalho, técnica aprimorada na execução, originalidade e design.
O principal conceito da “Árvore da vida” está fundamentado no fato de que, segundo a Bíblia, a “Árvore da Vida” é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden.
É evidente que esse exemplo de conceito é bastante simples, mas experimente digitar no Google “tree of life jewelry”, em Inglês porque os resultados são mais abrangentes, e veja o que acontece. O conceito/tema é explorado por muitos designers de joias. Cada uma aplicando seu design ao mesmo conceito.
O conceito pode ser algo especificamente seu, o que pode agregar ainda mais valor à peça. Todavia, esse tipo de conceito, como eu disse anteriormente, deve ser bem fundamentado e bem definido para que seu público alvo se identifique com o conceito e o entenda rapidamente.
Estilo
Os estilos no mundo da joalheria se misturam com a própria idade desse mercado. Nos primórdios da humanidade, os seres humanos já utilizavam adornos pessoais para mostrar poder, como é o caso de dentes de animais para mostrar o poder de quem o matou e para se sobressair perante outros membros da comunidade.
Fatores sociais, econômicos políticos, culturais e comportamentais influenciaram e, ainda influenciam, os seres humanos com relação ao estilo de preferência quando se trata de adorno pessoal - seja ele uma joia, bijuteria ou fashion jewelry. Esses estilos vão se modificando, se aprimorando conforme surgem novas tecnologias, novos materiais e novas tendências de moda. Tudo tem acontecido de forma bastante democrática, pois hoje a discriminação é muito menor comparada com outras épocas e décadas.
O punkfashion é um bom exemplo desse processo democrático. Os anéis no estilo rock chic da Delanlex são outro exemplo. É quase impossível relacionar todos os estilos, pois eles surgem a todo momento em função de novas tribos ou divisões dentro das tribos já existentes. Comercialmente isso é uma maravilha, pois não há limites de formas, ideias ou materiais.
Os usuários de joias ou bijuterias, independente de sexo ou idade, possuem sua identidade fundamentada em seus valores pessoais, sociais e culturais. Assim, procuram se cercar de objetos que fortaleçam sua identidade.
Na joalheria, o design é a ferramenta emblemática que identifica seus consumidores. Você já ouviu o termo “isso é a minha cara”? Cada consumidor tem isso na cabeça.
Design
O “conceito” é bem mais amplo e flexível do que o design. Como vimos, o tema “Árvore da vida” pode ser usado como tema dentro de vários estilos. Seja apenas para uma peça ou para uma coleção completa.
Um conceito pode atender muitos públicos diferentes, no entanto, precisará de um novo design para agradar públicos diferentes. O caso da “‘Árvore da vida” no estilo Céltico pode não agradar o público que usa o estilo Boho e muito menos quem é adepto ao estilo minimalista. Um mesmo estilo pode ainda ter muitos designs diferentes que visam agradar os segmentos desse estilo. Novamente - parece simples mais não é. É necessário conhecer o público para quem você oferece o seu produto.
Se você está começando no mercado de joalheria siga o princípio de que qualquer trabalho profissional requer conhecimentos. Isso não significa que você deve montar um ateliê cheio de recursos. Seus conhecimentos valem muito mais do que isso. Com eu disse anteriormente, é possível criar uma peça de grande valor agregado usando apenas um alicate.
O design é outro aspecto que requer conhecimentos pois, sem eles, seu conceito pode ser bom e seu design prejudicado.
Ninguém pode alegar dificuldades para incrementar seus conhecimentos sobre design, pois existem muitos cursos, livros e informações disponíveis na Internet que podem auxiliar nessa empreitada.
Eu, particularmente associo o design à cultura. Ninguém consegue aprimorar seus conhecimentos em design se não souber quais foram suas origens e seus processos evolutivos. Aconselho a leitura de obras como: “Limites do design...” de Dijion de Moraes publicado pela Studio Nobel. “Design do OBjeto”, “Gestalt do objeto” e “Ergonomia do objeto” de João Gomes Filho publicados pela “Escrituras”, pois são obras que conceituam o design e dão visão bem ampla de seu uso. Nenhum deles é específico sobre joalheria, mas todos eles dão a visão que se precisa.
Muitas outras obras, cursos, artigos e textos podem auxiliar na difícil tarefa do desenvolvimento do design. Digo difícil porque atender as necessidades de um determinado público consumidor não é fácil.
Tente aprimorar seus conhecimentos sobre design e coloque-os em prática. Tenho absoluta certeza que sua maneira de ver seu trabalho será alterada a cada novo conhecimento e o caminho a percorrer ficará cada vez mais claro e definido.
Veja que os profissionais de sucesso e destacados levaram décadas estudando esses aspectos e, na minha opinião, continuarão a estudá-los por muito mais tempo.
Look
A joia de moda ou fashion jewelry estará sempre coordenada com o look. Esse é um segmento extremamente dinâmico que exige atualização constante.
Bina Abling, em seu livro “Desenho de Moda” publicado no Brasil pela Blucher, diz: “A moda começa em um pedaço de papel, em um caderno de anotações, em um guardanapo de papel, em um “Post-it” ou apenas em qualquer coisa que se tenha à mão no momento. Você ficaria surpreso com o que poderia ser usado para motivar sua inspiração.”
Em seu livro, ela descreve a necessidade mínima de domínio do desenho para representar a ideia que surge a qualquer momento.
Para quem desenha joias ou joias de moda esse processo se amplia, pois a peça (de adorno) deve ter unidade com a peça de vestuário. O universo é bem mais amplo e versátil. Pode parecer mais simples, mas não é.
Acompanhar a moda e, principalmente o look que está na moda, é tarefa que também exige constante atualização dos mecanismos da moda, o que rola nas passarelas e uma antena (ou satélite) ligado em novos materiais, tecnologias e tendências.
Para acompanhar estilistas é necessário conviver com eles. Muita gente que produz joias de moda trabalham em conjunto com marcas de empresas que produzem moda. Isso facilita o trabalho. É um segmento da joalheria que também requer especialização. Muitos designers de joias de moda também são designers de moda.
Quando falamos em joia combinada com o look, é importante lembrar que muitos designers de joias tem habilidade e conhecimento de mercado suficiente para desenvolver coleções que se adaptam ao look da moda. Aí entra os conhecimentos e especialidade do designer.
Novamente bato na mesma tecla. Se você pretende ser uma designer de joias de moda, prepare-se para estudar e pesquisar muito. Não existe outro caminho.
Explorando os materiais
A bijuteria, fashion jewelry ou joalheria de moda tem grande flexibilidade na exploração de novos materiais. Mesmo assim, é necessário conhecimento e experiência de bancada para produzir peças como a da Okajewelry, como a que vemos ao lado.
É uma peça em acrílico que exigirá técnicas de joalheria na bancada para o seu processo produtivo, desde o corte de materiais, solda para os tubos de metal, polimento, furação, etc.
Note que a peça tem estilo e o conceito está dirigido para a geometria, uma conceito bastante usado pelos designers que exploram materiais como o acrílico, resina, etc. Em muitos casos é necessário técnicas especiais dependendo do material usado. O acrílico, por exemplo, depende de pastas especiais para o polimento.
Observe a primeira peça ao lado em estilo tribal da ZOZi- Jewelry Design and Metal Crafting nos brincos de couro e pena. Neste caso, a produção tem menor exigência do trabalho de bancada. Observe que a combinação de cores está puxada para tonalidades de marrom. Já a segunda, nos brincos da Tzain o estilo é o mesmo, a cor predominante é vermelha com detalhes dourados. Observe que o estilo é o mesmo e o design diferenciado. O couro é um material bastante usado na joalheria de moda.
Outro exemplo da exploração de materiais é o trabalho de Cécile Bertrand. Suas peças são feitas todas em tecido. É um exemplo interessante de estilo, principalmente quando se fala em joia de moda. São peças que combinam facilmente com looks atuais e modernos, esnobando estilo. Outro exemplo é o da Close Up Jewelry onde a madeira torna-se o principal elemento do design.
E outro exemplo de estilo associado a um design incrível é a pulseira ao lado da Ten Thousands Things produzida em prata e esmalte, tendo como destaque do design um pinho de demolição, encontrado no Brooklyn com 300 anos de idade. Observe na imagem ao lado a combinação da joia com o look.
O tamanho da pulseira segue a tendência maxi.
É isso! A criatividade, aliada ao conceito e estilo, cria peças de grande valor agregado.
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