Versão 2014/2015 do projeto nos segmentos de joias, joias folheadas,
bijuterias e gemas foi apresentada na empresa Realen
Empresas de Limeira podem participar de um projeto que estimula a exportação de joias folheadas. Atualmente, somente seis empresas do município vendem ativamente seus produtos para outros países.
Há outras indústrias de Limeira que exportam, mas de forma passiva. Com isso, deixam de ter acesso a medidas de estímulo como participação em feiras no exterior, rodadas de negócios e campanhas promocionais.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM) e da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceiros num Projeto Setorial de incentivo aos negócios com outros países.
A versão 2014/2015 do projeto nos segmentos de joias, joias folheadas, bijuterias e gemas foi apresentada na noite do último dia 4 de junho, no auditório da empresa Realen, no Parque das Nações.
A ação contou com a organização da regional Limeira do Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijoias), Associação Limeirense de Joias (ALJ) e IBGM.
“Buscamos a promoção da exportação. Limeira participa hoje, mas de forma dispersa. Queremos um exportador de joias folheadas atuando ativamente”, disse Alexandre Ávila, da Diretoria Internacional do IBGM.
Dionísio José Gava Júnior, vice-presidente estadual do Sindijoias, considera importante a integração. “Limeira é a Capital Nacional da Joia Folheada. A adesão confirmará a cidade como referência, no segmento, ampliando os negócios com nossos produtos”, avaliou.
A Apex tem projetos em vários segmentos da indústria. No caso das joias folheadas, a ação ocorre desde 1988, reunindo o instituto, a Apex Brasil e associações de classe, como o Sindijoias.
No segmento de joias, mais de 200 empresas já foram beneficiadas com auxílio financeiro, técnico ou operacional. “Para isso, as empresas precisam fazer apenas um termo de adesão”, explicou Ávila. Na apresentação, os empresários se mostraram interessados em visitas às feiras e na recepção, em Limeira, de consumidores vindos de outros países.
Ao longo dos próximos meses, o projeto tem orçamento previsto de aproximadamente R$ 7,8 milhões. “O principal mercado do Brasil ainda são os Estados Unidos. Mas isso vem mudando. O México, por exemplo, surge como um dos mais receptivos às joias folheadas e bijuterias brasileiras”, revelou Ávila.
Informações sobre o projeto setorial podem ser obtidas na regional de Limeira do Sindijoias, pelo telefone (19) 3701-0040.
Fonte: proimprensa.com.br
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